logo

EDUCAÇÃO: DO COLÉGIO SERÁFICO À FACULDADE DE TEOLOGIA

Por Frei Jacir de Freitas Faria

Quando os franciscanos se estabeleceram em Divinópolis, uma das primeiras atitudes foi a educação; Foi criado o Colégio Seráfico, junto ao sobrado da Matriz.

Colégio Seráfico: seminário menor

Mais tarde, em 1931, quando o Colégio Seráfico foi transferido para Taquari, no Rio Grande do Sul, foi instituído o Curso de Teologia para a formação de frades, sendo o primeiro curso superior de Centro-Oeste Mineiro. Frades holandeses vinham cursar Teologia em Divinópolis.

Estudantes do Teologado

Na década de 1950, o Convento Santo Antônio era reconhecido no Brasil como um influente centro de Teologia, com mestres formados em universidades europeias, com destaque para o Teólogo moralista, Frei Bernardino Leers, homem de grande zelo intelectual e apostólico. O curso de Teologia foi desativado em 1968.

Uma biblioteca foi criada no Convento para servir de apoio aos estudos Teológicos. Na década de 2000, o acervo dessa biblioteca era de cerca de mais de 28 mil exemplares, dentre eles livros, enciclopédias, dicionários e 880 obras raras. Nessa época, nasceu o projeto Biblioteca Provincial dos Franciscano, possibilitando a sua abertura ao público. Isso foi possível a partir da parceria que com universidade e faculdades (UEMG/Funed, Unifenas, Feced e Fadom). Anos mais tarde, a biblioteca foi desativada.

Biblioteca Provincial dos Franciscanos

Entre os anos de 1965 e 1977, a parte do atual convento abrigou a Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Divinópolis (Fafid), que mais tarde passou a ser Inesp e, atualmente, UEMG Campus Divinópolis, em sede própria. Vários frades lecionaram na Fafid/Inesp. Com a transferência da sede da Fafid, o prédio foi alugado para a Secretaria Estadual de Educação.

Na década de 1970, através da Paróquia Santo Antônio, os frades ofereceram cursos técnicos intensivos em contabilidade e datilografia. Já uma parte do convento foi cedida para ser sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Divinópolis.

Na parte antiga do Convento, totalmente reformada, funciona atualmente, sob a coordenação dos frades, o Centro Franciscano de Formação e Cultura (CFFC). Criado em 2002  como Centro Ecumênico de Formação e Espiritualidade (CEFESP) em parceria com as pastorais sociais, o CFFC oferece cursos de formação bíblico-teológica, aulas de preparação acadêmica para inserir e garantir a presença das populações negras, indígenas, migrantes, LGBTQIA+ e das camadas populares nas Universidades Públicas (Federais e Estaduais), a partir do núcleo local do programa Educafro-Minas – Educação de Jovens Afrodescendentes, da Província Franciscana de Santa Cruz (MG), atendimentos de terapias integrativas, além de locação do espaço para eventos, cursos, retiros, palestras, etc.

Leave a comment